Em primeiro lugar vou te dar várias sugestões de espécies e dicas de planta para que você tenha sucesso na escolha correta da planta para o seu muro.
Antes de escolher as plantas para o seu muro, é importante levar em consideração algumas questões. Primeiro, observe a luminosidade do local onde você vai plantar. Alguns muros recebem sol o dia todo, outros ficam sombreados. É importante escolher plantas que se adaptem corretamente a essas condições. Além disso, pense no estilo do jardim ao redor do muro, para que as plantas escolhidas estejam em harmonia com o ambiente.
Lança de São Jorge
A lança de São Jorge é uma planta linda que fica ótima em vasos e à frente de muros. Ela cria fileiras de plantas que são muito charmosas, especialmente quando há incidência de sol intenso. Se o local for de meia sombra, também é uma excelente opção.
Espada-de-São Jorge
A espada-de-São Jorge é uma planta vertical que não se espalha muito, ocupando pouco espaço. Ela cria um rodapé incrível para o muro e é de fácil cultivo. Existem diversas variedades disponíveis.
Bambu da Sorte
O bambu da sorte, também conhecido como arundina, é uma planta que cresce verticalmente e se espalha pelas laterais. Suas flores delicadas nas pontas e sua folhagem ornamental lembram um bambu. Ela tolera sol pleno e meia sombra e alcança uma altura de cerca de dois metros.
Formosa
A forma é uma planta que forma leques e compõe muito bem à frente de muros e paredes. Ela se adapta tanto a sol pleno quanto a meia sombra e pode chegar a uma altura de 1,5 a 2 metros.
Moréia
A moréia é uma planta graciosa que possui folhagens lineares fininhas e flores belíssimas. Ela lembra as íris e fica linda por cima de outras plantas. Existem variedades com tonalidades amareladas e brancas com detalhes arroxeados.
Pingo de Ouro
O pingo de ouro é uma planta que já foi bastante utilizada para criar contornos de caminhos e canteiros, mas também fica ótima à frente do muro. Você pode controlar o crescimento dela através da poda, criando uma barreira baixa ou média. É uma planta de fácil cultivo e que se adapta ao sol pleno.
Dracenas
As dracenas são plantas mais eretas que aceitam poda e você pode controlar tanto a altura quanto a forma delas. Existem dracenas tricolores com folhas delicadas e dracenas rugosas com uma folhagem mais exuberante. Elas se adaptam tanto a sol pleno quanto a meia sombra.
Leão Marinho
O leão-marinho é uma planta diferente das dracenas, pois suas folhas são menores e se dispõem ao longo de todo o caule, criando uma cerca viva. Essa é uma ótima opção para esconder muros. O cleomerio também é uma excelente planta para essa finalidade e se desenvolve muito bem como cerca viva.
Podocarpus
O podocarpus é uma planta que pode ser utilizado tanto como uma cerca viva próxima ao muro, como também afastado dele, deixando a textura do muro aparecer. Ele é uma planta de sol pleno e pode ser controlado tanto na altura quanto na ramificação lateral.
Ravenala
A ravenala é uma planta que lembra a folhagem de bananeiras e compõe um leque muito bonito. Ainda mais adiante de muros de casas nobres, mas requer amplos espaços, pois cresce bastante.
Uma observação importante é que as espécies maiores devem ser afastadas da parede na hora de plantar. Para plantas mais delicadas, você pode chegar mais perto, mas para plantas mais arbustivas é melhor colocá-las mais longe.
- Decorar Pequenos Ambientes – Guia Completo para
- Decoração Rústica Mais Conforto Para Sua Casa
- 10 Acabamentos para Transformar sua Casa sem Gastar Muito
- Os Animais Perigosos da Amazônia
- Animais em extinção Ameaçados