Pesquisar
Close this search box.

Os Animais Perigosos da Amazônia

Animais perigosos

Tubarão-Cabeça-Chata

E bom ter mais cuidado com a água. O tubarão-cabeça-chata é um dos tubarões responsáveis ​​por vários ataques a seres humanos. Ele pode viver tanto em água doce quanto em água salgada, o que aumenta os riscos para os desavisados. Esses tubarões não têm problemas em atacar outros animais marinhos e podem alcançar até três metros e meio de comprimento. Fique atento aos seus dentes afiados, que são capazes de rasgar a carne.

Formiga Cabo Verde

Você já ouviu falar da formiga Cabo Verde? Ela pode medir de dois e meio a três centímetros, mas causa um estrago enorme quando pica. A dor é tão intensa que pode durar de 12 a 24 horas. Além disso, a picada dessa formiga pode causar paralisia temporária, interferindo nos sinais elétricos do corpo. Quem é picado pode sentir mal-estar, episódios de vômito e até mesmo ter manchas na pele. Fique atento a essas formigas quando estiver em uma floresta tropical, pois elas gostam de ficar nas bases das árvores.

Escorpiões do Gênero Titios

Existem várias espécies de escorpiões no gênero Titios, mas poucas são venenosas o suficiente para matar um ser humano. No entanto, esses ataques acontecem com frequência no Brasil, principalmente em zonas urbanas. Quando se sentem ameaçados, os escorpiões atacam com o ferrão, liberando um veneno potente que pode causar paralisia. Os ferimentos podem ser leves, moderados ou graves, dependendo da gravidade da picada. Em casos mais graves, a vítima pode sofrer um ataque cardíaco ou uma parada respiratória.

Arraia de Água Doce

As arraias de água doce são perigosas, principalmente porque se camuflam na areia em águas rasas. Quando menos esperamos, podemos ser feridos por esses animais. A dor causada pela picada de uma arraia é intensa e pode dificultar a respiração. Se não for tratada rapidamente, a picada pode causar danos graves ao coração, cérebro ou pulmões. Infelizmente, não existe um tratamento específico ou antídoto para essa picada.

Gavião-Real

O gavião-real é um pássaro impressionante que pode se alimentar de macacos, preguiças, tatus, gambás e até mesmo outros pássaros. Com uma envergadura de até 2 metros, essas aves caçam presas com mais de 6 quilos. Infelizmente, o desmatamento tem diminuído o número de gaviões-reais. Portanto, representamos mais perigo para a espécie do que eles para nós.

Aranha Armadeira

A aranha armadeira são animais perigosos conhecida por sua postura ameaçadora quando se sente em perigo. Elas atacam pulando até um metro de distância. O veneno dessa aranha é neurotóxico e pode afetar o coração e o sistema nervoso. Embora a maioria das pessoas sobreviva à picada, casos mais graves podem resultar em problemas graves de saúde, especialmente em crianças e idosos. Essas aranhas são encontradas em plantações de banana e também podem ser exportadas para outros países sem serem percebidas.

Conclusão

Amazônia é um lugar incrível, cheio de vida selvagem. No entanto, é importante estar ciente dos perigos que existem na região. Tubarões-cabeça-chata, formigas Cabo Verde, escorpiões do gênero Titios, arraias de água doce, gaviões-reais e aranhas armadeiras são apenas alguns dos animais perigosos que você pode encontrar lá. Mantenha-se seguro e aproveite sua visita à Amazônia!

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.